Em 1979, mediante proposta apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da CPAD, cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, reunida em Porto Alegre (RS), naquele ano, convocou uma comissão para proceder a uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã.
A comissão era formada pelos seguintes pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto, Manoel Luís Filho e Graciliano Gomes A. Filho. Nesta empreitada, também tomaram parte ativa o pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira, e o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras. Também a comissão recebeu apoio do pastor Nemuel Kessler, que, ao assumir a diretoria de publicações da CPAD em 1984, reativou os trabalhos parados havia cinco anos.
Com esse trabalho da comissão surgiu a Harpa Cristã atualizada, lançada em 1992, contendo mais 628 hinos com uma nova sequência numérica distribuída em seis grupos temáticos, incluindo os hinos pátrios. Mas, a maioria das igrejas optou por ficar com a harpa tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tornando- a mais viva e participativa nas reuniões das Assembleias de Deus. Diante dessa situação, a CPAD, na gestão de Ronaldo Rodrigues de Souza, julgou necessário manter os antigos 524 hinos na sequência numérica tradicional, acrescentando-se os 116 novos hinos da Harpa Cristã atualizada, incluindo os hinos pátrios. Surge, assim, em 1996, a Harpa Cristã ampliada com 640 hinos, seguindo a numeração do hinário original que tinha apenas 524 composições.
Fontes:
ARAUJO, Isael de. Dicionário do movimento pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, 154, 155, 341, 342, 496, 497 e 758.
Idem. 100 Acontecimentos que Marcaram a História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro, CPAD, 2011, 1ª edição, p. 116 – 120, 179 – 182.