Dezembro chegou e durante esse mês é comum vermos nas igrejas Cantatas de Natal. Agora, imagina uma Cantata realizada só com louvores da Harpa Cristã? E foi exatamente o que aconteceu na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada no setor Ribeirão do Lipa, em Cuiabá (MT).
No dia 11 de dezembro, a Banda Musical Harmonia do Louvor apresentou uma Cantata aos 100 Anos da Harpa Cristã. O culto iniciou às 19h e logo na abertura a Banda tocou os dois hinos: “Campeões da Luz” (305-HC) e “A Face Adorada de Jesus” (304-HC).
O pastor Alacir Cândido, dirigente da congregação, fez a leitura inicial em Salmo 150 e, por conseguinte, orou a Deus, impetrando a benção sobre a Cantata. O cerimonialista, presbítero Nicodemo Moreno relatou à igreja a História da Harpa Cristã, desde sua primeira edição, em 1922, até os dias de hoje e destacou a importância do hinário oficial das Assembleias de Deus.
Em seguida, foi relatada a história do hino “Bem-aventurança do Crente” (126-HC), e, posteriormente, a banda entoou essa canção, sob a regência do maestro Kleidson Henrique.
E como no segundo domingo de dezembro comemora-se o dia da Bíblia, a Banda não poderia deixar de celebrar essa data tão importante para todos os cristãos e entoou o louvor “Bíblia Sagrada” (559-HC). A seguir, sob a regência do maestro Nemuel André, a Banda tocou mais um hino, “Muito Além do Nosso Entendimento” (396-HC), ressaltando o grande amor de Deus pela humanidade.
O cerimonialista aproveitou e contou à igreja a história do hino 291, “Rude Cruz” trazendo à reflexão o significado da Cruz, e, sob a regência do maestro Nemuel, os músicos entoaram esse belo hino. E enquanto eles tocavam, a igreja glorificava e adorava ao Senhor.
Outro momento marcante durante a apresentação foi a homenagem que a Banda fez a duas pessoas muito queridas: pastor Izael Rosa Pereira (in memoriam) que foi promovido às mansões celestiais no dia 03 de setembro de 2022 e a sua esposa, irmã Inês Almeida Pereira, ambos fundadores dessa banda, e que deixou um grande legado de fé e devoção à obra do Senhor. E da mesma forma, a Banda homenageou a maestrina Nilma Rosa (in memoriam), pioneira da Banda, entregando ao seu esposo, diácono Pedro, um quadro de agradecimento. A irmã Nilma faleceu no último dia 04 de dezembro de 2022, uma semana antes da Cantata, deixando a todos um grande reconhecimento por sua tamanha importância nos primórdios da área musical no setor Ribeirão do Lipa. Após as homenagens, a banda tocou o hino “Mais perto quero estar” (187-HC) e foi um momento de muita emoção e saudades entre os irmãos.
Os maestros Kleidson Henrique e Nemuel André agradeceram publicamente a todos os envolvidos na organização do evento, e, inclusive, ao pastor Alacir Cândido, pelo apoio na área musical da igreja. O maestro Nemuel lembrou do legado deixado pelo avô dele, pastor Izael Rosa, bem como por tê-los comissionado, ainda no ano de 2015, para estarem à frente da Banda de Música do Setor Ribeirão do Lipa.
Antes da mensagem, a Banda entoou o hino 193 da Harpa Cristã “A Alma Abatida”. E a palavra da noite ficou com o evangelista Jonas Ferreira ministrando sob o tema “Davi e o poder do louvor”, com base em Salmos 142.7: “Tira a minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”.
A maestrina Miciane Pinheiro, regente oficial da Unobadecre – União de Orquestras e Bandas das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região esteve presente prestigiando a Banda Musical. A Benção apostólica foi impetrada pelo pastor Alacir Cândido.