
“Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário, louvai-o no firmamento do seu poder… Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.” Salmos 150. 1-6
A Assembleia de Deus em Duque de Caxias, tendo como presidente o pastor Francisco Libório, realizou, às 19h do dia 10 de julho de 2022, um grande culto em homenagem aos 100 anos da Harpa Cristã. O Centenário foi comemorado com muita dedicação por toda a igreja, para que este dia ficasse marcado nos corações de todos os presentes.
O culto foi organizado pelo 1º secretário pastor Sérgio Ricardo de Carvalho, 2º secretário pastor Jaraitan Eduardo Ferreira, presbítero e ministro musical Haroldo Anacleto Ramos e a diaconisa e diretora de eventos, Michele Oliveira, para que fosse um momento de muito louvor e adoração a Deus.

Missionário Dino Ferret adorando a Deus
Um grande coral com todos os departamentos musicais da igreja sede e de membros das congregações formaram mais de 100 vozes e adoraram a Deus com algumas canções. As crianças também participaram louvando ao Senhor e a Orquestra Betel abrilhantou a noite adorando a Deus. Outra participação musical foi com o missionário Dino Ferret, da Assembleia de Deus da Ilha do Governador, que adorou a Deus tocando sua sanfona. A adoração era notória entre os irmãos. Também estiveram presentes alguns pastores dirigentes das congregações do campo de Duque de Caxias.

Pr. Isael de Araújo ministrou a Palavra
A mensagem da noite ficou com o pastor e diretor da FAECAD – Faculdade das Assembleias de Deus do Brasil, Isael de Araújo que contou a história da Harpa Cristã e trouxe uma Palavra edificante a toda igreja. “Durante a ministração falei uma curiosidade sobre o primeiro hino que Gunnar Vingren e Daniel Berg cantaram em solo brasileiro, pouco tempo depois da chegada deles à Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910. Gunnar Vingren contou no livro O Diário do Pioneiro (p. 37) que, a notícia de que novos missionários haviam chegado dos Estados Unidos ecoou rapidamente nas quatro igrejas protestantes da cidade. Eles eram levados de uma igreja para a outra e todos estavam interessados em ver e ouvir os recém-chegados. Quando pediram para cantar em inglês, eles entoaram o hino: “Jesus Christ is made to me, all I need” (Jesus Cristo é tudo para mim, tudo o de que necessito, tudo o de que necessito). Eles cantaram este hino em duas vozes. Vingren informou que o poder de Deus caiu sobre todos, ficaram maravilhados e acharam tão bonito, que muitos anos depois ainda falavam a respeito do hino. “Sim, aquilo aconteceu porque o Espírito Santo estava cantando conosco”, declarou Vingren. Este hino foi composto em 1906 pelo pastor batista norte-americano Charles Price Jones, autor de vários outros hinos. Mas este hino não entrou em nenhuma edição da Harpa Cristã”, explicou pastor Isael.

Grupo de Crianças cantando o hino da Harpa
Naquela noite todos os louvores entoados eram da Harpa Cristã, começando pela Abertura do Evento com o hino “Vem à Assembleia de Deus” (HC-144). O Grupo de Louvor, a saudação dos visitantes e ofertório também foram canções da Harpa e o Coral com a coletânea de quatro louvores: “Um Povo Forte” (HC-340), “Avante Servos de Jesus” (HC-298), “Campeões da Luz” (HC-305) e “Ao Passar o Jordão” (HC-509) e neste momento foi aproveitado para falar sobre cada compositor desses louvores como: Paulo Leivas Macalão, Emílio Conde e Almeida Sobrinho.
“Também tivemos a participação do diácono Wagner de Sousa lendo um lindo texto sobre a Harpa Cristã e suas edificações para nossas vidas. O Culto de Adoração também recebeu vários visitantes que abrilhantaram com sua presença e antes de encerrar o culto, todos adoraram a Deus com o hino “Vem à Assembleia de Deus” (HC-144)”, explicou a diaconisa Michele Oliveira.

A igreja louvando ao Senhor
Segundo o pastor Francisco Libório, essa data é muito importante para tradição e preservação do uso do nosso hinário cristão tradicional. “A Harpa Cristã contém os louvores inspirados que faz com que a Igreja Assembleia de Deus se torne diferente entre as denominações do nosso país. Agradecemos a Deus, por esse grande privilégio e agradecemos a Casa Publicadora das Assembleias de Deus pela preservação. Parabenizamos também a CPAD pela presença do pastor Isael Araújo, que além de representar a Casa fez um histórico memorável. A Deus toda honra, glória e louvor!”, finalizou.