Um verdadeiro avivamento!
Assim podemos resumir a semana comemorativa pelos 111 Anos das Assembleias de Deus no Brasil e 100 Anos da Harpa Cristã na Igreja Assembleia de Deus em Vila Kennedy, Rio de Janeiro (RJ). Isso aconteceu durante os dias 19 a 26 de junho, com vários cultos especiais e cheios da presença de Deus. “O Senhor confirmou esse evento e nos presenteou com várias almas para Cristo. No último dia (26/06), oito pessoas foram batizadas no Espírito Santo. Toda glória à Ele”, contou o pastor Robson Dias de Souza, que junto com sua esposa, Missionária Vania Morais de Souza, presidem a igreja, que é filiada à CONFRADERJ e CGADB.
No domingo, dia 19 iniciou a Semana de Oração, onde os propósitos do clamor eram pelo presidente da CGADB, pastor José Wellington Costa Júnior e a mesa diretora; pelo diretor executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza; todos os colaboradores da CPAD Matriz e Filiais espalhadas por todo o Brasil; pelos presidentes das Convenções Estaduais; pelos pastores de todas as Assembleias de Deus no Brasil; pelas igrejas; pela nação; por Israel e pelas famílias. Os cultos iniciaram-se às 19h30 e foram marcados por lágrimas e pela presença de Deus.
Ainda no dia 19, à noite, aconteceu o Culto de Missões abordando a importância da evangelização no Brasil e no exterior. O pregador foi o pastor Daniel, de Angola (África) que esteve ministrando.
Na quinta-feira, dia 23, o culto foi realizado pelo departamento infantil da igreja, Renascer Kids e o tema do culto era 100 Anos da Harpa Cristã. Além do conjunto de crianças, havia várias crianças do projeto que a igreja realiza todos os domingos pela manhã, onde alguns obreiros e professores saem pelas comunidades próximas com objetivo de trazer as crianças para virem à Escola Dominical e assim evangelizá-las.
Aproximadamente, 100 crianças estavam na igreja que, acompanhadas pela orquestra Pr. Paulo Dias, louvaram a Deus com os hinos da Harpa Cristã. Após os louvores, a tia Emisaely trouxe uma Palavra para todos. Foi uma noite linda de comemoração ao Hinário Oficial das Assembleias de Deus.
No domingo, dia 26, às 19h, aconteceu o Culto comemorativo pelos 111 Anos das Assembleias de Deus no Brasil e 100 Anos da Harpa Cristã. Foi um culto muito especial. A começar pelo figurino, onde os membros estavam caracterizados com roupas típicas do início do século XX, homenageando assim os fundadores da Igreja.
Uma programação especial foi preparada para este culto. No templo, havia alguns irmãos com velas, que simbolizavam as lamparinas, já que nesta época não havia a eletricidade. E a igreja estava com algumas luzes apagadas, para ilustrar como era na época que não havia eletricidade.
Alicerçados sobre os pilares que construíram a nossa igreja, o pastor Robson explicou que a igreja reunida e caracterizada remontou a história. “De uma forma linda e simples, começamos com o chamado dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, a chegada ao Brasil, a bordo do navio Clemente e a oração feita no banco da praça em Belém no Pará. Também falamos da expansão da denominação por todo o Brasil, até alcançar o Distrito Federal”, explicou o pastor.
E não parou por aí. Durante o culto, foram entoados hinos da Harpa Cristã, organizado como medleys para celebrar os 100 Anos da Harpa Cristã, sendo acompanhados pela orquestra Pr Paulo Dias e sob a regência do maestro Eliel K.
Durante o culto, foram ministradas quatro mensagens, baseadas nos pilares que formaram as Assembleias de Deus no Brasil: Jesus Salva; Jesus Cura; Jesus batiza no Espírito Santo; Jesus em breve voltará, ministradas pelos preletores: pastor presidente Robson de Souza, pastor Edson Machado, a esposa do pastor – missionária Vania Moraes e o presbítero Roberto Pereira. “Os louvores da Harpa Cristã eram entoados de acordo com a mensagem ministrada naquele momento. Por exemplo, a primeira pregação foi sobre Jesus Salva, baseada no primeiro pilar, então, os hinos cantados eram sobre a salvação. E assim, todos os departamentos musicais adoraram ao Senhor.
A adoradora da CPAD Music, Lília Paz, esteve presente e louvou a Deus com os hinos de n°100 e 370”. Para ela, o culto foi um verdadeiro pentecostes. “Nunca vi um culto parecido no nosso estado. Foi divino. Deus se fez presente e derramou o Espírito Santo sobre todos ali. Era impossível não chorar e não sentir a presença de Deus. Agradeço ao pastor Robson e missionária Vania pelo convite. Pude louvar e receber muito de Deus naquela noite!”, lembrou Lília.
Outro momento marcante do culto foi quando alguns irmãos caracterizados contavam a história, como uma peça teatral, e por diversas vezes, as falas eram interrompidas por causa do mover do Espírito Santo sob a igreja e batizando alguns irmãos no Espírito Santo. “Quando o moço que representava Gunnar Vingren perguntou quem gostaria de ser batizado no Espírito Santo. Era para sair uma irmã, que estava no meio do povo, que fazia o papel da irmã Celina de Albuquerque ir à frente. Mas quando fez o convite, veio um, depois o outro, e quando vimos a igreja estava com várias pessoas lá na frente querendo o batismo. Começamos a clamar pelo batismo. E Jesus batizou oito no Espírito Santo. O que era para ser uma encenação, acabou se tornando uma realidade. Essa é a marca que o nosso Deus estava recebendo aquele culto”, testemunhou o pastor.
“Além do batismo, várias pessoas aceitaram a Jesus como Salvador. E a igreja celebrou um século de existência do nosso hinário oficial e 111 anos que chegou ao nosso país e homenageamos nossos fundadores e celebramos a Deus uma grande festa”, finalizou.
A Igreja Assembleia de Deus em Vila Kennedy está situada na Av. Brasil, 37.440 Vila Kennedy (RJ).
Por Luciene Saviolli