Harpa Cristã e a Bíblia Sagrada, a união perfeita
A partir de 1976, a CPAD começou a produzir e a distribuir Bíblias com harpas. A Harpa Cristã de tamanho médio, produzida em 1975, foi ampliada para tamanho grande a fim de ter o mesmo formato da Bíblia da época. O trabalho de acabamento era feito por terceiros, pois a CPAD não tinha, na época, pessoal habilitado para este trabalho, principalmente nos modelos de capas com zíper. A partir de 1976, a CPAD passou a encadernar o hinário na parte final de bíblias distribuídas pela editora.
Harpas Cristãs Especiais
Para atender às necessidades de bandas, orquestras e dos músicos de instrumentos específicos das igrejas, a CPAD lançou, em 1983, dois tipos de hinários: a Harpa Cristã em Si Bemol, para trompete, clarinete, sax tenor, sax soprano, barítono e tuba Sib, e a Harpa Cristã em Mi Bemol para requinta, sax alto, tuba, clarone alto, sax horn (Genis) e sax barítono.
Estas harpas vieram a somar com a Harpa Cristã com música para instrumentos em Dó, teclado, flauta, piano e violino, com letra dos hinos e partitura.
Para instrumentistas de cordas e teclas sem conhecimento profundo em leitura de partitura, foi lançada em 2007 a Harpa Cristã Cifrada acompanhada de um Manual de Cifras com os acordes e suas posições para piano, teclado e para violão e guitarra.
Harpa Cristã com música em Dó para orquestras, bandas e corais
Harpas Cristãs em Mi Bemol e Si Bemol, lançadas em 1983
Harpa Cristã em cifras editada pela CPAD a partir de 2007
A Harpa Cristã na era tecnológica
Por meio do seu selo musical, a Patmos Music, a CPAD passou a investir em gravações de hinos da Harpa Cristã em CDs. A primeira coletânea de hinos foi o CD Pentecostes com belas melodias de clássicos como “Poder Pentecostal”, “O Bom Consolador”, “Fogo Divino” e “Senhor, manda o teu poder”.
A partir de 2001, a CPAD começou a produzir a Coleção Harpa Cristã Instrumental. A coleção, formada por CDs, fitas de áudio e um manual, traz uma seleção de hinos da Harpa Cristã com produção instrumental orquestrada para ser tocada como acompanhamento nos cânticos congregacionais ou uso particular. Em 2011, a coleção era composta de 12 volumes, com 10 faixas em cada volume.
Fontes:
ARAUJO, Isael de. Dicionário do movimento pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, 154, 155, 341, 342, 496, 497 e 758. Idem. 100 Acontecimentos que Marcaram a História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro, CPAD, 2011, 1ª edição, p. 116 – 120, 179 – 182.